quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Saída Fotográfica: Romaria da Penha

No próximo sábado (28 de novembro de 2009) acontecerá na cidade de João Pessoa a 246ª Festa de Nossa Senhora da Penha que tem como ponto alto a centenária Romaria da Penha que atrai, anualmente, dezenas de milhares de pessoas que percorrem 14 km pelas ruas de nossa cidade – desde o centro até a praia da Penha.

E nós da Agência Ensaio e do Fórum da Fotografia Paraibana gostaríamos de convidá-lo para uma saída fotográfica para registrar esse importante e histórico evento religioso de nossa cidade. Que achas?

Segundo a organização do evento a Romaria da Penha tem inicio às 22h com a caminhada saindo da igreja de Lourdes (veja abaixo o roteiro repassado à imprensa).

Percurso da Romaria: a caminhada tem um percurso de 14 quilômetros: saindo da igreja de Lourdes, na avenida João Machado, no Centro de João Pessoa, os romeiros passam pela avenida Pedro II, trevo universitário, principal do bairro dos Bancários, passam pelo contorno da entrada do bairro de Mangabeira, e seguem pela pista que dá acesso à Praia da Penha até chegar na Praça Oswaldo Pessoa, na Penha.

Devido à grandiosidade do evento nós achamos por bem nos dividir em dois grupos: a) Igreja de Lourdes e b)Shopping Sul.

a) Igreja de Lourdes: Este deverá se encontrar às 22h em frente à Casa Brasil (ao lado da igreja) e, sob a orientação de Frido Claudino seguirá a romaria a partir das 23h.

b) Shopping Sul: Este grupo deverá se encontrar na parada de ônibus (avenida principal dos bancários) do shopping às 24h e, sob a orientação de Darcy Lima seguirá os romeiros a partir das 24h30.

Por fim, gostaríamos de pedir a aqueles que forem participar desta saída fotográfica nos enviasse um e-mail (forumdafotografiaparaibana ARROBA gmail.com) para que possamos nos organizar melhor, ok?!

Ah!!! Outra coisa: quem estiver a fim de publicar seu material captado na romaria da Penha é só nos enviar no máximo três imagens que iremos construir um ensaio de nossa produção coletiva.

Até mais, e muita LUZ para você.

1 comentários:

Unknown disse...

Prezados: desculpe a intromissão... mas, como amante da fotografia, acho que vocês cometeram uma injustificável e lamentável injustiça! Na sua lista de fotógrafos homenageados, com o Trféu Lambe-Lambe, foram esquecidos três nomes que representam personalidades que atuam no cenário cultural paraibano, desde os anos 60. São êles:
- Luiz Augusto Crispim (recentemente falecido), que além de cronista era um excelente fotógrafo, chegando a publicar pela Gráfica e Editora A União, um livro com suas fotos, intitulado, "Reparos da Vida".
- Guy Joseph, que foi o pioneiro na Paraíba, em utilizar a fotografia digital. Guy Joseph realizou uma exposição com o tema "Caras & Bocas & Purpurina" já fazendo uso do digital, no Casarão dos Azulejos. Depois Guy empreendeu expedição fotográfica, viajando por toda a Paraíba, daí resultando a publicação do seu belíssimo livro, "Terra da Gente Paraíba". Guy Joseph, atualmente reside na cidade de Bananeiras.
-Reginaldo Marinho, inventor premiado na Europa, com duas medalhas de Ouro e o único brasileiro a deter essa premiação. Reginaldo fotografa desde os anos 60 e realizou exposição com experiências sobre cartemas, sendo visitado e elogiado por Hans Donner. Recentemente, Marinho publicou um livro com suas fotos, intitulado, "Verde Que Te Quero Ver", numa verdadeira e bela declaração de amor à cidade de João Pessoa.
Fica aqui o meu protesto e decepção, pois, creio que os participantes do Forum da Fotografia Paraibana, são profissionais sérios e não iriam cometer essas injustiças, por mesquinharia ou por outras razões inconfessáveis.
E, agora, como reparar a injustiça?
Beijos
Márcia

Postar um comentário